Levantamento dos Conhecimentos Fundamentais à Construção de Novos Referenciais Curriculares para a Educação Profissional na Área da Histotecnologia
Os Histotécnicos são profissionais que atuam nos serviços de apoio ao diagnóstico e ao tratamento de doenças, executando ações de média complexidade na área da anatomia patológica, ou em laboratórios de pesquisa científica. A Histotecnologia tem na atualidade todo o potencial científico e tecnológico para se configurar como área de trabalho complexo; entretanto, ela tem sido esquecida pelas políticas de educação profissional do Brasil, e tem sido mantida no âmbito do trabalho simples, sendo resumida às suas técnicas mais básicas. Propomos neste trabalho que a educação profissional de Trabalhadores Técnicos em Histologia seja realizada com vistas à omnilateralidade e à politecnia, adotando referenciais das teorias críticas e pós-críticas de currículo, e com o conhecimento sendo tratado na forma de currículo correlacionado, possibilitando a construção de um olhar crítico sobre o conhecimento, seu processo de trabalho e as relações sociais, de forma ampla. Este novo currículo seria composto por cinco grupos epistemológicos, integrados pelas seguintes disciplinas: Educação e Saúde, Trabalho e Cidadania; Políticas Sociais e História da Saúde Pública; Deontologia e Ética; Espaço, Ecologia e Saúde ambiental; Planejamento e Gestão em Saúde; Processo Saúde-Doença; Boas Práticas Laboratoriais e Biossegurança; Técnicas Básicas em Laboratórios; Fundamentos de Química Experimental; Animais de Laboratório; Biologia Celular e Molecular; Histologia; Anátomo-Fisiologia; Bases dos Processos Patológicos Gerais; Técnicas Tradicionais em Histotecnologia; Técnicas Específicas em Histotecnologia; além de Estágio Curricular Obrigatório e Visitas Técnicas.