Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em Enfermagem na Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul
Esta dissertação tem como objetivo central apreender as concepções e práticas pedagógicas que norteiam os cursos técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS do ponto de vista tanto da proposta curricular quanto da ação docente, com o intuito de investigar se os docentes incorporaram, ou não, as metodologias ativas nas suas ações em sala de aula. Trata-se de um estudo de caso único e exploratório, desenvolvido por meio de série sistemática de entrevistas. Para tanto, foram selecionados, por meio de amostra conveniente, dez docentes que atuaram no curso técnico em enfermagem da referida escola. Os mesmos foram convidados a participar de uma entrevista que utilizou um roteiro semiestruturado. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e realizada a análise de conteúdo, categorizando os dados em duas grandes categorias, a saber: concepções pedagógicas e práticas pedagógicas. Logo a seguir, foram definidos os temas e as respectivas unidades de registro, com base na maior frequência de termos apresentados nas falas dos docentes. Como resultado foi constatado que há um desconhecimento das concepções pedagógicas que norteiam o uso de metodologias; que há a persistência do modelo tradicional de ensino; que a maior parte dos entrevistados não possuem formação pedagógica e que os docentes atuam de forma empírica no que se refere às práticas pedagógicas. Assim, propomos que sejam aprofundados os estudos no que se refere à formação docente dos enfermeiros, visando que haja uma discussão e incorporação orgânica em suas práticas de uma concepção pedagógica contra hegemônica, em especial a da pedagogia histórico-crítica, que tem como ponto de partida e chegada do processo educativo a prática social, com vistas à transformação das práticas desenvolvidas em sala de aula.