Autoavaliação institucional de uma ETSUS: refletindo e ressignificando as práticas político-pedagógicas

O presente trabalho de mestrado objetivou correlacionar os temas autoavaliação institucional e gestão participativa, vinculados aos aspectos político e pedagógico do projeto institucional de uma Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (ETSUS), sendo a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal) a referência para a realização do estudo. Realizou-se pesquisa exploratória de abordagem prioritariamente qualitativa e metodologia de estudo de caso, por meio de etapas que contemplaram a técnica da triangulação de dados, permitindo a análise do objeto sob várias dimensões - fontes, informantes e referenciais teóricos. A fundamentação teórica da pesquisa se deu em torno de cinco eixos: a) ETSUS - concepções e práticas na formação de trabalhadores do SUS e para o SUS; b) a gestão escolar em uma perspectiva democrática e interligada à discussão do Projeto Político-Pedagógico; c) o cenário político da educação profissional em saúde e os seus reflexos na prática avaliativa; d) avaliação institucional, com recorte no componente autoavaliação ou avaliação interna; e) o papel da avaliação nos processos de gestão político-pedagógica das ETSUS, o contexto da Etsal e a necessidade de construção de estratégias que subsidiem a análise da gestão pedagógica da instituição. A partir de suas especificidades e de subsídios teóricos interrelacionando educação, avaliação e gestão escolar em confronto com os dados obtidos na pesquisa, entende-se ser possível uma proposta de autoavaliação interna e participativa na Etsal, construída a partir de um trabalho coletivo envolvendo as representações de todos os seguimentos da Escola, ressaltando-se a condição de contar com um quadro efetivo de profissionais, o que reforça a possibilidade de estar continuamente avaliando a sua forma de atuação. A pesquisa viabilizou um espaço interacional em que os participantes da pesquisa - incluindo quem pesquisou - puderam refletir sobre a temática em questão, proporcionando, assim, a construção de novas significações, que permitirão, posteriormente, impulsionar propostas de mudanças no meio pesquisado, incluindo a instituição de novos espaços de diálogo e estudo para planejamento e gestão compartilhada da Escola.

Data: 
2016
Autor: 
Janaína Andrade Duarte