O papel dos assistentes de aluno em um colégio de referência em formação de professores: desvelando o processo de trabalho e suas implicações pedagógicas

Este estudo tem como objetivo analisar o papel pedagógico dos assistentes de aluno no contexto do processo de trabalho em um colégio de referência de formação de professores. Foi utilizada abordagem de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, tomando-se como local de estudo o Colégio de Aplicação da UFRJ, e tendo como opção metodológica a pesquisa participante. Foram utilizadas como estratégias de pesquisa a revisão da literatura, pesquisa documental e realização de grupo focal. O método materialista histórico-dialético foi utilizado como referência para a análise dos dados, a fim de apreender a realidade em sua totalidade. Como resultados do estudo temos que a historicidade da ocupação de assistente de aluno é permeada por nuances que passam pelas variadas nomenclaturas, sentidos atribuídos a elas, e pela própria definição das atribuições. As condições de trabalho dos Assal no CAp UFRJ expressam, de forma particular, as contradições entre capital e trabalho. Identificou-se fragilidades relacionadas às relações de trabalho, ao processo de trabalho e à estrutura física, as quais foram analisadas à luz das categorias de precarização, precariedade subjetiva e alienação. A partir dos estudos realizados, afirma-se que o papel do Assal no CAp UFRJ é intrinsecamente pedagógico, porém não dispõe das condições adequadas para que seja reconhecido como tal ou para se realizar nesta perspectiva. Apontamos que retomada da discussão coletiva e crítica do Projeto Político Pedagógico pode contribuir com a análise crítica dos processos de trabalho e com a integração dos Assal no processo pedagógico da escola.

Data: 
2024
Autor: 
Diana Moraes