Formação multiprofissional em rede de saúde: da fragmentação da formação em saúde à busca da integralidade
A presente dissertação teve como objeto de estudo o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, uma formação apontada enquanto estratégia para qualificação da rede de saúde de Pernambuco. O objetivo geral deste estudo volta-se a compreender o processo de formação em saúde da residência multiprofissional em saúde coletiva com ênfase na gestão de Redes de Atenção à Saúde (RAS) no município de Caruaru-PE, sob a perspectiva uma educação integral. A metodologia adotada teve como base teórica o materialismo histórico-dialético, e o método da análise documental dos documentos referentes à concepção e planejamento do Programa, bem como à execução e acompanhamento de suas atividades. A pesquisa apontou que o processo de formação em saúde do Programa agrega um conjunto de elementos que vão desde a perspectiva pragmática à práxis, que são atravessados pelo contexto do campo de prática e pela relação entre os diversos atores que compõem o processo formativo. A educação integral não é trabalhada em sua totalidade, a qual requer desde a revisão da matriz curricular e planejamento à formação pedagógica dos docentes, tutores, OCP e preceptores; e fortalecimento dos atores políticos envolvidos com a implementação do Programa.