Percepções e caminhos para a atuação da gestão em uma instituição de ensino em saúde

O presente estudo pretende contribuir com o debate acerca das transformações ocorridas no mundo do trabalho. Buscou fazer uma análise sobre a realidade do trabalho percebida pelas trabalhadoras e trabalhadores da área de gestão em relação às mudanças em curso no trabalho na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV, da Fundação Oswaldo Cruz, no contexto do aprofundamento da perspectiva gerencialista e da precarização do trabalho no serviço público. Nessa perspectiva, foram consideradas as transformações ocorridas no mundo do trabalho, que causaram impactos que repercutiram em grande escala nos processos de trabalho, destacando-se a partir da revolução tecnológica e das novas formas de gestão adotadas nas instituições, em decorrência do fenômeno da globalização, ocasionando entre tantos aspectos nefastos, uma grande precarização do trabalho. O estudo se baseou em uma metodologia de pesquisa de caráter materialismo histórico-dialético, numa abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados foi utilizado na primeira fase um questionário semiestruturado que obteve 46 retornos e a segunda fase contou com a realização de dois grupos focais, sendo um com os trabalhadores terceirizados e outro com os servidores. Participaram como sujeitos da pesquisa 52 trabalhadores e trabalhadoras da gestão na primeira fase e na segunda fase da pesquisa participaram dos grupos focais 5 trabalhadores terceirizados e 6 servidores. Os dados coletados do questionário foram organizados e sistematizados. Os dados da etapa quantitativa foram tabulados e as respostas qualitativas foram categorizadas em dados que classificam as unidades de significados. Os dados coletados pelos grupos focais foram organizados e sistematizados conforme a similaridade do conteúdo presente nas falas dos sujeitos e o referencial teórico da pesquisa. Os resultados demonstraram que os trabalhadores e trabalhadores compreendem a convergência entre seus objetivos de trabalho e os objetivos da Escola, e refletem e problematizam sobre a importância estratégica do seu trabalho para o cumprimento da missão da instituição. O estudo revelou que os participantes evidenciam a necessidade de uma política de capacitação com vista às atividades específicas de gestão e diante dos desafios em relação à saúde do trabalhador, demostram ser necessário pensar em configurações de uma política de saúde do trabalhador na Escola.

 

Data: 
2024
Autor: 
Mayrilan Rolin dos Reis