Formação e profissionalização das Doulas: caminhos de contrastes e contradições

Doulas são trabalhadoras do cuidado que oferecem suporte emocional, físico e informativo a pessoas no ciclo gravídico-puerperal. Esta dissertação investiga a formação das doulas no Brasil, analisando sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), os desafios da regulamentação e as lacunas na capacitação dessas profissionais. O estudo se direcionou para um exame mais amplo da trajetória histórica da doulagem, do movimento de humanização do parto e dos modelos formativos disponíveis. Para tanto, a pesquisa utilizou revisão bibliográfica, análise documental e estudo comparativo de cursos de formação de doulas, identificando a necessidade de um currículo que integre aspectos técnicos, éticos e culturais. Como alternativa para fortalecer a formação profissional e garantir maior reconhecimento das doulas como trabalhadoras essenciais, propõe-se um processo de acreditação de cursos. O estudo também discute a mercantilização da formação e os impactos da ausência de regulamentação formal na profissão. O trabalho destaca a emergência da doulagem como uma prática fundamental na assistência obstétrica humanizada e propõe caminhos para sua consolidação no cenário de saúde pública brasileira, promovendo um modelo de assistência mais equitativo, inclusivo e respeitoso aos direitos das gestantes.

Data: 
2024
Autor: 
Tarciane de Ornelas Pereira